Ritual Matinal Extraordinário

Ritual Matinal Extraordinário



Você já deve ter ouvido falar que sua manhã determina todo o seu dia, certo?

Isso não é boato.

Quando levantamos já cansados, reclamando da vida, do trânsito, do trabalho ou da rotina, inevitavelmente, comunicamos esses sentimentos ao universo e às pessoas à nossa volta. O desfecho disso só pode ser um: receber o mesmo de volta.

O dia passa arrastado, você volta para casa com a sensação de que não fez nada do que deveria ser feito. Isso aumenta o sentimento de frustração, acaba desperdiçando o pouco tempo que tem com a família e acorda no dia seguinte com o mesmo sentimento.

Pensando em quebrar esse ciclo, este artigo oferece alguns passos simples para mudar sua manhã. São pequenos rituais diários que podem alterar seu estado e te ajudar a comunicar mais alegria, determinação e vontade ao universo, recebendo, assim, mais desses sentimentos de volta.

Leia os passos com atenção e procure incorporá-los à sua manhã:

 SILENCIAR

Muitas pessoas fazem meditação pela manhã. Sem dúvida, é um ritual bastante importante e que traz muitos benefícios ao praticante. A meditação pode ajudar a controlar a ansiedade, a melhorar o foco e a aprender mais sobre si mesmo.

Porém, para os que ainda não praticam a meditação diariamente, uma boa saída pode ser simplesmente permanecer em silêncio por alguns minutos.

Programe-se para acordar alguns minutos antes. Procure não levantar correndo, já apressado para sair de casa ou fazer alguma coisa. Ao acordar, permaneça em silêncio algum tempo, prestando atenção aos seus pensamentos e ao seus sentimentos.

Inspire e expire profundamente, prestando atenção ao movimento do seu corpo e aos batimentos do seu coração. Esses minutos de silêncio e autoconhecimento vão te ajudar, aos poucos, a encontrar o equilíbrio que precisa para encarar o dia.

AGRADECER

É cientificamente comprovado que o exercício da gratidão traz grandes benefícios ao nosso cérebro. Além de liberar serotonina, o hormônio da liberdade, também nos treina para olhar mais para dentro de nós mesmos.

Quando procuramos motivos para agradecer todos os dias, treinamos nosso olhar para ignorar os problemas e enxergar tudo o que há de bom em nossas vidas.

Perceber que apesar das dificuldades temos motivos para agradecer, melhora nosso humor, eleva nossa autoestima e influencia diretamente nossas relações com as outras pessoas e com o universo.

PLANEJAR

Após silenciar e agradecer, você pode planejar o seu dia. Tire uns minutos para pensar nas atividades que precisa executar, nas reuniões que precisa fazer, nas decisões que precisa tomar.

Coloque em ordem de prioridade, lembrando-se sempre que não pode haver mais de uma prioridade num dia. As coisas precisam ser resolvidas uma de cada vez, de acordo com seu grau de importância.

Aproveite para VISUALIZAR essas ações, essas reuniões e decisões. Visualize como serão seus encontros com as pessoas, qual será o resultado de cada uma dessas ações, como você se sentirá ao final do dia, quando tudo o que foi planejado estiver executado.

É esse sentimento que você deve carregar ao sair de casa.

ELEVAR

Para manter o foco e a força de vontade, é primordial que você eleve seu estado.

Lembre-se que o que você comunica para o universo é o que o universo devolve para você. Coloque um sorriso no rosto, comunique alegria. Dê bom dia às pessoas, seja gentil no caminho para o trabalho.

Claro, vão aparecer empecilhos, mas é preciso lembrar que quem tem o poder de estragar o seu dia é só você. Por isso, não deixe que fatores externos te abalem. E, caso isso aconteça, procure reverter a situação o mais rápido possível.

Coloque uma música que você gosta, fale com alguém que você ama e recupere a vibração positiva que estava em você assim que saiu de casa.

EXECUTAR

Não adianta silenciar, agradecer, planejar e elevar seu estado se você não AGIR.

Ao chegar ao trabalho, execute logo de início as tarefas que exigem mais energia ou as que você menos gosta de fazer. Elas precisam ser feitas, não há escolha. Aproveitar sua energia elevada e sua motivação para executar as tarefas mais chatas vai te deixar ainda mais motivado para realizar as demais tarefas do dia.

A ação é a chave para a automotivação. Não deixe de agir. Cumpra seu compromisso com o seu planejamento e faça o que tem de ser feito, sem dar chance para a procrastinação.

Você se sentirá mais realizado e consequentemente mais confiante para continuar agindo.

Com certeza alguns desses rituais matinais podem não se encaixar na sua rotina. Talvez seu tempo pela manhã seja muito curto, talvez você tenha que se locomover muitos quilômetros até o trabalho. Tudo bem…

Se você se comprometer a realizar dois ou três passos desse ritual, com certeza conseguirá ter um dia mais leve. Você pode, por exemplo, planejar seu dia enquanto dirige até o trabalho. Pode ouvir sua música favorita enquanto está no ônibus. Pode manter-se em silêncio absoluto enquanto caminha e observa o mundo a sua volta.

Tenha a certeza de que cada um desses pequenos rituais são muito valiosos e que a prática diária de alguns deles pode mudar positivamente sua rotina.


Por: Aldo Júnior
Postado em: 07/06/2018

Artigos relacionados:

O sucesso é para todas as idades.

7 dicas rápidas para aplicar a Inteligência Emocional no seu dia a dia.

7 Sites com Cursos Grátis que vão mudar a sua vida.

Pare de se jogar no sofá.