Pare de se jogar no sofá

Pare de se jogar no sofá



Você é do tipo de pessoa que adora chegar em casa para descansar e, quando passa pela porta, já cai no sofá, pega o controle remoto e fica alternando entre a TV e as redes sociais no celular? Então cuidado, este hábito pode estar freando o seu crescimento.

Se alguém visse você nessa rotina, nem ia imaginar que tem um monte de boleto atrasado para pagar e que você não ganha um aumento há anos. Depois, você vai jogar a culpa pelas suas dívidas no governo, no trabalho que te paga pouco, no mundo inteiro, menos em você mesmo que não procura se desenvolver.

Agora imagine um emprego perfeito, com o salário que você sempre sonhou, diversas atividades realmente interessantes, que levasse a sua carreia para outro nível. Imaginou? Então seja sincero, você estaria preparado para enfrentar um grande desafio? O seu nível de conhecimento é compatível com o cargo dos seus sonhos?

Vamos supor que hoje chegasse essa oportunidade para você, o seu sentimento seria de empolgação ou de medo? Se você acredita que o medo de assumir um grande desafio seria maio, quer dizer que você não está pronto para novas oportunidades como pensa que está.

 “Se você está preparado, você não precisa se preparar.”

Eu não sei o autor desta frase, mas ela ficou popular na voz de Will Smith. Smith falando ela. Mas o importante é a mensagem que ela carrega. Ela quer dizer que, se você está sempre se atualizando, trabalhando para adquirir mais conhecimento, você não terá que se preparar quando uma oportunidade se apresentar para você.

É por isso que o aprimoramento contínuo é muito importante para a sua carreira, afinal, nós não sabemos quando a chance de uma vida pode aparecer e, quando ela vier, é melhor estar pronto para abraçá-la e fazer o melhor trabalho que puder. Caso contrário, você joga uma chance no lixo e pode arruinar a sua carreira.

Se você já ouviu a fábula da formiga e da cigarra, já era para ter entendido que o futuro de quem trabalha duro e está sempre adquirindo mais conhecimento vai ser melhor, afinal de contas, não tem jeito fácil de subir uma montanha e chegar no topo. Você vai ter que encontrar o equipamento certo e estudar o melhor modo de atingir o seu objetivo. 

O trabalho só surge quando o trabalhador está pronto

Acha mesmo que só porque você quer, o emprego dos sonhos vai surgir? Você acredita mesmo que basta acreditar e pronto, em um passe de mágica as empresas vão disputar você no mercado de trabalho? É claro que não! E é por isso que o trabalho só surge quando o trabalhador está pronto.

A verdade é que quando você começar a realmente se envolver com o seu objetivo de ter um emprego que pague mais, que seja significativo, desenvolver-se será o primeiro passo lógico e, nesse caminho, você vai conhecer muitas pessoas que vão contribuir com você e que estarão envolvidas com a área e posição que você se interessa. E esses contatos vão te impulsionar em direção ao emprego dos seus sonhos. 

Para sair da sua situação caótica, você vai ter que mudar seus hábitos, se organizar e deixar um pouco as distrações de lado, para se concentrar no que importa: a sua carreira. Ou seja, é hora de parar de sonhar e agir mais.

Então é normal que na medida que você se desenvolva e esteja mais envolvido com o cargo que você busca, a segurança vai surgir e as oportunidades virão. E isso não é nenhum milagre, e sim um movimento natural por você se envolver na área de interesse e com pessoas que já estão trabalhando na área.

O seu rendimento nunca será maior que o seu desenvolvimento pessoal

Agora chegamos no tema principal deste post. Se o seu maior desejo é aumentar a sua renda, ganhar mais com o seu trabalho, lidar com a verdade de que o seu rendimento nunca será maior que o seu desenvolvimento pessoal pode incomodar, porque você será forçado a sair da sua zona de conforto diariamente.  

Para subir de cargo, trocar de emprego ou abrir o seu próprio negócio, você vai ter que fazer algumas mudanças na sua vida:

  • Investir mais em conhecimento
  • Trocar a televisão pelos livros
  • Deixar as redes sociais de lado para estudar
  • Eliminar da sua vida as pessoas que não acrescentam nada

Além disso, você deve começar a participar de eventos como simpósios, palestras e seminários sobre a sua área de atuação. São ótimas oportunidades de ouvir especialistas e fazer bons contatos.

 Não é fácil, mas está em suas mãos

 Sair do seu estado atual, enfrentar a preguiça, superar os traumas e o vitimismo não são tarefas fáceis, mesmo porque se fosse fácil, qualquer um faria. Mas agora, você já tem alguns diferenciais. Primeiro que se você está lendo este artigo e chegou até aqui, o que demonstra o seu interesse em se aprimorar. Depois que você já se incomoda com o seu estado atual e isso é essencial para sair da zona de conforto e buscar os meios de alcançar o próximo nível.

E de qualquer modo, só você pode fazer algo para mudar o jogo. No famoso livro Minutos de Sabedoria, o autor Carlos Torres Pastorino, escreve que “se temos sede, só nós podemos beber água para saciá-la”. Isso resume a atitude que você deve ter para conquistar os seus objetivos e passar a ter mais prosperidade e felicidade na sua vida.

Para trazer mais prosperidade na sua vida, siga os seguintes passos:

Mude a sua visão sobre dinheiro

Crescemos escutando os nossos pais falando mal do dinheiro, dizendo que é sujo, que corrompe e, com esta visão, tememos o dinheiro, inconscientemente nos afastamos dele e repelimos o fluxo monetário em nossas vidas. Tenha em mente que o dinheiro é apenas um meio e ele por si só não é mau ou bom, quem decide se o dinheiro vai servir a boas ações ou a más ações é quem manuseia-o.

Deixe de invejar as pessoas ricas

Se uma pessoa conquistou grandes fortunas, não necessariamente ela mentiu, corrompeu ou roubou de alguém. Há pessoas pobres que fazem isso e pessoas ricas que fazem também. Então, mire-se nos bons exemplos. Reconheça e admire aqueles que começaram de baixo e chegaram ao topo sem prejudicar ninguém, sem falcatruas. Ao admirar essas pessoas você vai se aproximar delas, desejar ser como elas. Com referências, o caminho é mais fácil.

 Leia e estude mais

Para tomar esta ação, basta querer. Atualmente, na internet, você tem acesso a muito conteúdo para leitura e cursos gratuitos. Esses podem ser os primeiros passos para você se desenvolver. Com o tempo, você pode juntar dinheiro e fazer pequenos investimentos em cursos mais baratos. Se possível faça uma pós, um MBA, busque o tipo de conhecimento que vai trazer as ferramentas necessárias para o seu crescimento.

 Crie novos hábitos

Neste momento, você vai ter que tomar algumas decisões. Largar a TV de lado, diminuir o uso das redes sociais, dormir cedo para ter um sono revigorante que te prepare para o dia seguinte. Comece a montar um cronograma de estudos, defina atividades em cada dia da semana. Se você quer ter mais oportunidades ou até mesmo cria-las, comece a trabalhar na sua carreira no seu tempo livre.

 Descansar também é importante

A busca pelo sucesso também cansa. Focar 24h na carreira, trabalhando, fazendo cursos, lendo, estudando sem descanso também é prejudicial. Pode sobrecarregar o seu cérebro e te sufocar. É necessário descontrair. Encontre amigos, passe bons momentos com a família e faça atividades físicas para fortalecer a saúde e aliviar o estresse do dia a dia.

 Planeje e anote o seu progresso

Como eu disse anteriormente, monte um cronograma de atividades, planeje os cursos que você quer fazer nas próximas semanas e prefira aqueles que realmente vão te levar em direção ao seu objetivo. Baixe aplicativos como o Habitbull, onde você pode escrever as atividades que você pretende realizar e ir marcando o seu progresso diário. Essa “gameficação” vai te manter engajado na sua jornada.

Agora não perca mais tempo, comece hoje a se organizar e mudar os seus hábitos para criar um futuro que seja melhor do que o seu estado atual. Com certeza, se você já mudar hoje, começar a ler um livro, ou iniciar um curso online gratuito já vai te transformar em uma nova pessoa.


Por: Henrique Sanches
Postado em: 15/05/2018

Artigos relacionados:

Desenvolvimento Pessoal: aposto que você é capaz de qualquer coisa e não sabe.

Negatividade: o obstáculo do desenvolvimento pessoal.