O sucesso é para todas as idades

Não há idade para conquistar os sonhos.



Diz o ditado que “cachorro velho não aprende truques novos”.

Quem disse essa frase pela primeira vez não levou em conta a força do ser humano de surpreender e conquistar resultados incríveis independente da idade e condição. É verdade que temos um mercado de trabalho preconceituoso e que cria dificuldades para pessoas que estão em idade acima dos 40 anos.

E é esse tipo de frase e pensamento, sobre como o mercado segrega pessoas mais experientes, que freia o ímpeto de quem, apesar da idade, continua buscando desenvolvimento e querendo aprender novas habilidades para aplicar em um mercado em que nunca atuou antes.

Mas algumas pessoas ignoram os conceitos que a maioria toma como verdade e, mesmo após entrarem na terceira idade, continuam estudando, aprendendo e tentando coisas novas.

Isso é bom por diversos motivos, mantém a mente ativa e pode trazer outras fontes de renda, em vez de ficar dependendo apenas da aposentadoria. E o mais legal é que há diversos exemplos de pessoas que conquistaram mais sucesso na parte final da vida.

Um programador quase cinquentão

Perry Ahern é a prova de que, depois dos quarenta, é possível realizar sonhos. Ele sempre quis aprender programação. Ele já tinha noções que adquirira em sua juventude e, por acasos da vida, acabou trilhando outros caminhos, mas ficou dentro de Ahern o desejo de se tornar um programador de verdade.

Apesar das dificuldades para retomar os estudos, o futuro programador informou à família que planejava iniciar um curso na Lambda School. Começou a fazer as aulas online e conquistou o seu diploma. Com todo o apoio da família, realizou o seu sonho aos 49 anos.

Coloquei este primeiro exemplo para você ver que pessoas como nós, simples, que viveram longe do caminho que gostariam, podem redescobrir desejos antigos.

Sucesso mundial

Há inúmeros exemplos de famosos que passaram anos de sua vida sem alcançar grandes feitos, mas que, de repente, acabam acertando em cheio e marcando a história. É o caso de Charles Darwin, naturalista que formulou a teoria da evolução das espécies aos 50 anos.

Outro exemplo, é Ray Kroc, fundador da maior rede de fast-food do mundo: o McDonald’s. Isso aos 52 anos, em um período conturbado de sua vida.

Esses são exemplos para você entender que nenhum esforço é à toa. Dependendo da situação que você encontra, vai ser sim mais difícil, vai dar trabalho, mas em algum momento tudo vai se encaixar e coisas boas irão acontecer. Nós citamos pessoas famosas, porque são exemplos mais emblemáticos, porém é importante que você entenda que o mais importante é evoluir, independente do grau de evolução que seja.

Há milhares de pessoas neste momento estudando, trabalhando em suas habilidades e focando em seus sonhos e se você não fizer nada para entrar neste movimento, mais uma vez verá pessoas se dando bem, enquanto você está estacionado no mesmo lugar, vivendo a mesma vida de sempre.

Não tenho como dizer que você vai ser uma pessoa famosa, mas garanto que se você se esforçar, analisar e procurar os meios de se tornar quem você quer ser, vai acontecer. Pode ser hoje, amanhã, semana que vem ou daqui a alguns anos. A verdade é que, para quem não tem nada, qualquer avanço leva a uma situação muito melhor.

Por mais que você desanime, não há como uma alguém que está constantemente lendo, estudando, aprendendo coisas novas diariamente, ficar sem sair do lugar. O seu conhecimento sempre vai estar com você e será seu maior aliado para mudar de vida.

Mantenha-se firme no seu propósito, continue caminhando, afinal, o trabalho só aparece quando o trabalhador está pronto. Não adianta plantar a semente e cavar a terra para saber se ela está germinando. Você deve plantá-la, regá-la e aguardar o florescer que ocorrerá no momento certo, independente da sua vontade. A natureza tem seu tempo.

Agora, volte para os seus planos, trace o seu caminho e vá até o fim. Eu te garanto que a sua hora vai chegar.

Gostou desta publicação? Se alguém que você conhece está precisando renovar as esperanças, compartilhe este conteúdo com ela.

Abraços e até a próxima.


Por: Henrique Sanches
Postado em: 14/06/2018

Artigos relacionados:

O Buda de Ouro.

Ritual Matinal Extraordinário.

7 Sites com Cursos Grátis que vão mudar a sua vida.

Pare de se jogar no sofá.