Coach: uma profissão fora de moda.

Coach: uma profissão fora de moda.



É isso mesmo que você leu. A profissão de Coach deixou de ser moda há um tempo. E não por ter sido esquecida ou por ter desaparecido, pelo contrário, a atuação do Coach tem cada vez mais destaque, e é exatamente por esse motivo que saiu de moda.

Parece contraditório, mas não é.

Eu só quero dizer que agora esta é uma profissão consolidada e reconhecida. Tudo bem que no Brasil ainda estamos em um período em que muitas pessoas ainda estão tendo o primeiro contato com um Coach, mas nos EUA, onde esta prática teve início com os lançamentos dos livros de Tim Gallwey, nos anos 70, Coach é uma profissão muito valorizada.

 

UNIVERSIDADES OFERECEM CURSOS DE COACH

Instituições de ensino endossam a prática e esse é um dos principais fatores que fazem da profissão uma realidade sem volta. Veja apenas algumas das instituições respeitadas que ensinam Coach para quem quer se desenvolver como líder.


Harvard: oferece um programa chamado Estratégia em Liderança e Coaching que desenvolve a liderança e ensina empresários a como tirar o melhor de seus funcionários.


Columbia: essa universidade é focada em saúde, educação, liderança e psicologia e, com base em seus princípios, oferece o Curso de Certificação em Coaching.


Wharton: a universidade da Pensilvânia também tem um programa de Coaching voltado para qualquer estudante de MBA que queira melhorar as suas habilidades de liderança.


Insead: conquistou por dois anos seguidos o título de melhor programa de MBA do mundo por dois anos seguidos e oferece um curso livre de coaching e um Master Executive, com duração de 18 meses em coaching.


O Aliado das Grandes Empresas


Olha só alguns dados apurados que mostram a importância do processo de coaching no mundo corporativo e na vida de qualquer um que quer ser líder:


93% das maiores multinacionais, com sede nos EUA, utilizam processo de coaching. (International Review of Industrial and Organizational Psychology, 2010)


O coaching individual e o coaching em grupo foram as ferramentas de liderança e desenvolvimento de maior resultado em 2014 (Pesquisa da Henley Business School de 2014)


Em pesquisa feita com 6 mil profissionais de 12 países pela empresa global de recrutamento Robert Half, 77% dos profissionais brasileiros entrevistados apontam a aplicação do Coaching pelo gestor direto como uma estratégia que melhora os resultados no trabalho.


Um estudo revelou que o processo de Coaching com 100 executivos gerou um retorno de 529% sobre o investimento. Com a inclusão dos benefícios financeiros de retenção de funcionários, o total aumentaria para 788%. (Estudo da Fortune 500)


Empresas que passaram a utilizar o processo de coaching como parte do desenvolvimento de seus líderes conseguiram registrar um aumento de 43% na satisfação de seus clientes. Além disso, a relação entre os clientes internos gerou um nível de satisfação na casa de 38%. (Estudo da Fortune 500)


A Diretora de Gestão de Pessoas do Magazine Luiza, Telma Rodrigues, afirmou que o processo de coaching é uma das estratégias utilizadas para ter líderes engajados, conscientes de sua responsabilidade e papel, e focados no resultado, contribuindo diretamente para a evolução do Magazine Luiza e os liderados. (Em entrevista ao portal Etalent)


Contra fatos não há argumentos: o processo de coaching é uma forma poderosa de proporcionar qualidade de vida e conseguir mais resultados na sua profissão.


Mas, afinal o que é Coach?


É uma forma de se desenvolver na vida pessoal e profissional, permitindo alcançar metas por meio do autoconhecimento. Durante as sessões junto ao coach você passa por um processo de descobrimento das suas capacidades e consegue encontrar respostas aos seus maiores questionamentos.

 

É claro que o Coach utiliza técnicas e deve dominá-las para alcançar um bom resultado, por isso é importante que você sempre busque um profissional qualificado.


E se você tem algum assunto específico para resolver com um Coach, saiba que há profissionais focados em determinadas áreas como Coaching Financeiro, Coaching Business, Coaching de Saúde, Coaching Executivo, Coaching para Relacionamentos, Coaching Carreira, Coaching Esportivo, entre outros, que você pode escolher conforme a sua necessidade ou desafio a ser superado.


No início, você (que é chamado de coachee no processo) vai conhecer o seu estado atual ao fazer o primeiro exercício chamado roda da vida, depois definir os objetivos para, a partir daí traçar as estratégias para alcançar as metas fixadas.


Essa é uma explicação simples de um processo muito poderoso que vai despertar a sua consciência, identificar pontos de melhoria e ajudar a alcançar uma alta performance e equilíbrio em todos os campos da vida.


A verdade é que as sessões fazem parte de um grande processo de transformação e mudanças de maus hábitos que adquirimos durante a vida e muitas vezes não notamos que são eles que acabam prejudicando a nossa busca pelos nossos objetivos: medos, traumas, autosabotagem, etc... são muitos sentimentos silenciosos que corroem o seu futuro sem que você perceba.


Sem contar que você vai obter a realização de metas e objetivos de forma muito mais rápida.


Benefícios para a sua vida


Ao participar das primeiras sessões de coaching, você já vai perceber mudanças positivas, como:


Aumento de foco.

Você vai parar de interromper o seu pensamento para checar mensagens no celular a cada 5 minutos ou de começar a fazer uma pesquisa para o seu trabalho no Google e perceber que acessou uma página para saber se a zebra é preta com listras brancas ou branca com listras pretas.


Antidoto contra a procrastinação.

Você não vai mais “deixar para depois” e se tornará um “resolvedor” de problemas, aumentando muito a sua produtividade. Aquela lâmpada que queimou finalmente dará lugar a uma nova, você vai finalmente organizar o seu guarda-roupas, entre outras atividades que você anda evitando.


Mais qualidade de vida.

Ao entender como trabalhar em direção ao seu objetivo e se tornar alguém mais produtivo e focado, você vai gerir melhor e seu dia a dia e ter tempo de sobra para fazer outras coisas como passar mais tempo com a família, amigos, cuidar do seu corpo, aprender algo novo, etc...


Equilíbrio emocional.

Quando você estiver empenhado


A conta é simples: se você está focado e tem resolvido das grandes às pequenas questões do seu dia a dia e sobrou tempo para você ter mais qualidade de vida, conseguir equilíbrio emocional é apenas consequência do processo. Quem não fica feliz e satisfeito de acabar o dia com o sentimento de dever cumprido e com tempo de sobra para fazer o que quiser?


É por isso que o resultado é mais felicidade, leveza e equilíbrio emocional. E se você não perceber, pode ficar tranquilo, as pessoas vão te perguntar se aconteceu algo para você mudar tanto e aí você vai saber: “deu certo!”

 

Popular porque é moda?

NÃO! O coaching é popular porque FUNCIONA e é por isso que mais e mais pessoas procuram um profissional da área e recomendam!


E se você está em uma jornada, buscando um objetivo, eu recomendo que você busque um profissional qualificado, porque eu tenho certeza de que você alcançará as suas metas muito antes do esperado!


Se você gostou e quer saber mais, eu e minha equipe fazemos palestras gratuitas em diversas cidades. Lá você pode saber um pouco mais sobre coaching, inteligência emocional e conhecer fatores que podem estar impedindo o seu crescimento e sucesso.


Para ficar por dentro da agenda, siga meu perfil nas redes sociais: facebook, instagram e youtube e acompanhe os dias e cidades em que vão acontecer a palestra na home do meu site.


Por: Henrique Sanches
Postado em: 02/05/2018

Artigos relacionados: