5 dicas para a sua empresa não parar no tempo

Conceitos de startups podem ser aplicados hoje na sua empresa.



Para ser considerada Startup, a empresa precisa ter algumas características específicas. A maioria delas estão aliadas a algum tipo de tecnologia nova ou criam um modelo de negócio próprio, com um grande potencial de crescimento.  Elas caminham no mundo das incertezas e, por estarem sempre testando coisas novas, o boom pode vir de um produto que nunca foi imaginado nos primeiros dias da empresa, podendo mudar completamente a direção inicial.

Atualmente, a definição mais aceita de startup é esta: é um grupo de pessoas à procura de um modelo de negócios repetível e escalável. Ou seja, que pode ser repetido e multiplicado para aumentar os lucros e atingir mais pessoas.

O que faz as startups tão modernas não é apenas o fator tecnológico ou o termo em inglês, mas algumas características da cultura organizacional que você pode implementar já na sua empresa. Listamos aqui cinco delas.

Mantenha o foco

Pare de ter mil ideias mirabolantes, querer desenvolver diversos produtos e opcionais. É hora de economizar investimentos, matéria prima e esforços. No início, a sua tarefa é sobreviver, então foque na sua principal mercadoria e evite atirar para todos os lados. Assim que a empresa estiver funcionando bem e com firmeza, você poderá aumentar o seu portfólio, aumentando as opções e público atingido.

Valorize os talentos

É verdade que ao começar a sua empresa, vai ser difícil premiar os funcionários com um aumento salarial ou bônus financeiro. Mas você pode utilizar outras estratégias como manter um clima agradável, um ambiente descontraído, permitir que as pessoas façam seus horários, usem as roupas que mais lhes agradem, disponibilizar jogos, vídeo-games e até happy hour.

Todos esses privilégios mostram que você se importa mais com o resultado do que com as aparências e ainda deposita a sua confiança nos seus funcionários, dando crédito para que eles usem as regalias com disciplina e maturidade.

Torne-se conhecido

Sem marketing, não há como expandir o alcance da sua marca e o marketing digital é interessante para quem está no início da empresa e não tem um grande aporte financeiro para investir. Seja visto, invista nas redes sociais, leia sobre o assunto e faça cursos online, há diversos vídeos e cursos gratuitos que podem te ajudar a montar uma estratégia eficiente de marketing digital. Não vai resolver tudo, mas é um passo importante para criar um público e conhecer melhor as pessoas que você quer atingir.

Conheça as suas limitações

Abraçar o mundo não vai te ajudar em nada, você vai cansar e terá poucos avanços. É mais fácil contar com outras pessoas para te ajudar do que ter que aprender a fazer tudo do zero. Pense em quais pessoas poderiam te ajudar e acione-as. Encontre quem tem habilidades diferentes das suas para somar esforços e criar a sinergia que vai impulsionar a sua ideia.

Cuidando bem do cliente

Em um mundo altamente conectado em que o cliente têm voz nas redes sociais, todo cuidado é pouco. Primeiro, é necessário ter interesse genuíno no seu público-alvo. Não basta focar no lucro, é importante ter foco no cliente e entregar valor às pessoas. Atender bem o seu consumidor não é mais nenhum diferencial, é o básico para ter um relacionamento saudável e uma boa imagem pública.

Olhe sempre sites como o Reclame Aqui, veja as notas que as pessoas dão ao seu estabelecimento nas redes sociais, os comentários sobre seu produto e tente sempre tratar todas as reclamações com cordialidade, buscando surpreender àqueles que tiveram uma imagem negativa da sua empresa na primeira experiência. Agindo com seriedade e vontade de resolver problemas, você poderá reverter as reclamações e reconquistar seus clientes.  

Independente do momento e tamanho da sua empresa, essas dicas podem ser colocadas em prática já! Desenhe um plano para mudar os caminhos e fazer a sua empresa acelerar os lucros. Se a sua empresa já age com base nas dicas que nós escrevemos aqui, parabéns, ela faz parte do século XXI.

Se você quer mais dicas sobre negócios e empreendedorismo, siga os perfis do Mestre dos Negócios no Instagram e Facebook.


Por: Henrique Sanches
Postado em: 14/06/2018

Artigos relacionados:

Criando uma empresa de valor.

5 fundamentos para uma vida financeira saudável.

Construindo a própria sorte.

Além da dívida: por que nos endividamos e como acabar com este círculo vicioso?.